sábado, 27 de outubro de 2012

Estilo Provençal.


A cidade de Provence, na França (zona rural francesa) deu nome a esse estilo.
Os móveis e objetos de estilo provençal são caracterizados pela delicadeza, elegância e cores suaves. Existem pelo menos duas versões para a aparência envelhecida e arranhada deixando aparecer a madeira natural, característica recorrente no estilo provençal.
A primeira versão é a de que esse “desgaste” era causado pelo transporte dos móveis, já que a nobreza francesa tinha mais de uma casa, usada de acordo com a estação do ano, mas apenas uma mobília.
A segunda versão, e provavelmente a mais coerente, faz referência à riqueza dos luxuosos móveis franceses dos séculos XVI e XVII que tentou ser “copiada” dentro da própria população francesa que, sem condições financeiras de manter o luxo da decoração da realeza, criou uma maneira criativa de chegar mais próximo destes ambientes. 

Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira de qualidade inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira, mas com o tempo, a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, que criou o estilo.

Vamos Começar com Cozinhas e Salas no Estilo Provençal:













































3 comentários: